Se tem uma coisa com que todos concordam é que aquela pacata e selvagem Búzios caiu nas graças do mundo graças a Brigitte Bardot e nunca mais foi a mesma.

Graças a ela o mundo teve o prazer de conhecer a Beleza exuberante e sem igual que Búzios transborda. E, definitivamente, sem Brigitte Bardot, Búzios não teria se tornado um dos destinos turísticos mais populares do Brasil.

Quem é Brigitte Bardot?

Uma francesa com um Je ne sais quoi tipicamente parisiense. Criada em uma família de cultura tradicional, Brigitte Anne-Marie Bardot, teve uma criação extremamente rígida em sua infância. Se tornou atriz e cantora ainda jovem, ficou mundialmente famosa aos 23 anos, em 1957, quando estrelou o filme “E Deus criou a mulher”.

Neste período ela passou a ser conhecida pelas suas Iniciais B.B.  A partir daí, a atriz tornou-se o maior símbolo sexual de sua época. Depois de se aposentar da indústria de filmes e entretenimento, B.B. tornou-se uma ativista dos direitos dos animais. Uma causa pela qual luta até hoje.

Brigitte Bardot em Búzios

A pleno verão, em janeiro de 1964, Brigitte Bardot vem ao Brasil para passar férias junto do namorado Bob Zagury, na cidade do Rio de Janeiro.

O assédio de repórteres e paparazzis era enlouquecedor. No auge de sua fama e procurando por descanso e paz, a atriz decide sair da cidade maravilhosa para ficar hospedada na casa de um amigo de Bob que morava em Búzios.

Quando chegou a Búzios, Brigitte Bardot encontrou a paz que procurava. Gostou tanto do lugar que chegou a ficar por quase 4 meses, hospedada na casa que ficava na praia de Manguinhos, vivendo como uma local.

De cabelos despenteados e soltos, sem maquiagem, Brigitte Bardot recebeu Búzios em seu coração e Búzios a acolheu da mesma maneira. Comendo da pesca que Bob e seus amigos faziam, vivendo uma rotina tranquila longe dos holofotes, era tudo que aquela linda parisiense procurava e precisava.

Brigitte chegou a fazer mais uma visita a Búzios, em dezembro do mesmo ano. Porém, não ficou tanto tempo, passou apenas o réveillon e retornou logo. Afinal, a notícia de sua primeira visita já havia se espalhado, a cidade estava repleta de repórteres e paparazzis, já não era mais o refúgio que ela tanto procurava.

O monumento em homenagem a Brigitte Bardot

Esculpida pelas mãos de Christina Motta, a estátua em bronze que fica localizada na Orla a que ganhou o nome em homenagem a atriz, não representa simplesmente a atriz francesa Brigitte Bardot, mas faz uma homenagem a Brigitte Bardot de Búzios.

Aquela linda jovem que finalmente encontrava um pouco de paz e tranquilidade, admirando as belezas do balneário onde conseguiu uma pausa da vida tão corrida e assediada por fãs e pela imprensa, como vivia em seu dia-a-dia. Onde conseguiu um pouco de paz.

Orla Bardot em Búzios

Adornando a praia da Armação, seguindo desde a famosa Rua das Pedras até o final da praia, está a Orla Bardot. Um dos pontos turísticos mais visitados de Búzios, cenário de inúmeras fotos, que ganhou o nome em homenagem a Brigitte Bardot, vale cada segundo da visita. É uma pausa praticamente obrigatória!

Repleta de barquinhos coloridos ancorados próximos a margem e sua vegetação local que emoldura a paisagem de uma forma delicada e única, a praia da Armação na orla Bardot monta uma vista sem igual para os excelentes restaurantes que se espalham por toda a orla.

Imagina um local com um ótimo atendimento, excelentes opções de comidas e bebidas, além de um visual desse ao ladinho da janela ou logo do lado de fora da varanda. É apaixonante. Não consigo encontrar um adjetivo que seja bom o suficiente para descrever esse cenário. Se conseguir pensar em algum, deixa nos comentários por favor!

Como se já não bastasse a beleza estonteante do local, além da estátua de Brigitte Bardot, existem mais duas obras da escultora na Orla Bardot, todas em tamanho real. A estátua em homenagem a JK e as estátuas dos três pescadores que, diferente das outras duas, não fica localizada na orla e sim em cima de um conjunto de pedras já dentro das águas da praia da Armação. Obras que encantam a todos que passam, pela precisão nos detalhes e delicadeza da criação.

Vem conhecer a Búzios que transborda Brigitte Bardot e homenageia com gratidão a menina que, em busca de refúgio, apresentou o pequeno e encantador balneário ao mundo! Se já conhece, vem fazer uma nova visita e se deslumbrar com a beleza e atrações desse lugar maravilhoso.

Recommended Posts